Política de preços

Quando fazemos alguma coisa, geralmente precisamos alocar recursos para tal. Ao fazer um cachecol de crochê, por exemplo, precisamos de linha, das agulhas, de conhecimento e de tempo para fazer um trabalho bem feito. Tudo isso tem um custo.

Já quando se trata de um produto digital, como um tema para um site, os materiais são inesgotáveis, e pode até parecer estranho uma pessoa querer cobrar dinheiro por algo que tem disponível na internet aos montes em versões gratuitas...

E, olha, eu não vou discordar de você se você pensa assim, mas eu gostaria que fosse compreensível que, na realidade, apesar de não usar recursos que se esgotam como linhas e outros materiais, o desenvolvimento de um tema não é gratuito.

Alguns fatores que contribuem na precificação de um tema são:

Tempo

Cada linha de código escrita são minutos ou horas que não voltam mais, que poderia estar sendo usadas para fazer outra coisa. E, neste sentido, a frase “tempo é dinheiro” é completamente real. Então, mesmo que eu não use recursos esgotáveis para fazer os temas aqui disponíveis, eu uso o meu tempo, e ele têm valor — assim com o teu também tem.

O tempo é tão valioso que muitas pessoas pagam até para ter a instalação de um tema, tendo em vista que não querem usar do seu próprio tempo para aprender a mexer nos códigos e conseguir deixar o blog do jeitinho que querem.

Portanto, da próxima vez que for pensar sobre o preço de alguma coisa, pense também no tempo que foi necessário para fazer aquilo. Quando se trata dos temas que faço, é como se eles fossem um artesanato: é tudo feito a mão, e mesmo quando reutilizo algum código que já fiz antes, tudo isso só está disponível agora porque eu resolvi investir meu tempo nisso.

Complexidade dos códigos

Quanto mais recursos um tema possui, mais complexos os códigos usados. E esses códigos não surgem do nada: foram horas e horas (novamente, o tempo!) estudando e buscando entender como cada símbolo e palavra funcionava para que eu pudesse tornar realidade isso que vocês estão vendo.

Estudo HTML e CSS desde 2008, quando tudo isso aqui ainda era mato, portanto estamos falando de anos de aprendizado. Tudo isso tem o seu valor também.

Hobby

Por fim, acho que o mais importante, neste momento, é o fato de que os temas que faço são um hobby. Eu não os faço porque estudei anos em uma faculdade para tornar isso uma profissão de verdade, e por isso mesmo meus temas são simples, minimalistas, e podem não ter muitos dos recursos apresentados por outros desenvolvedores. Então, por conta disso, eu também não acho justo cobrar muito caro.

Não faço temas para lucrar, nem para pagar contas. Faço temas porque amo fazer isso, e achei que seria bacana pegar algo que eu amo fazer e disponibilizar para que quem gostar possa usufruir dessa minha habilidade. É como se eu fizesse crochê há anos e agora resolvesse vender algumas peças que fiz, sem cobrar muito caro porque é tudo meio amador.

Isso não significa que eu nunca vou levar isso de forma profissional. Atualmente, não tenho tempo para isso, mas quem sabe no futuro, não? Enfim, se você gosta do meu trabalho e gostaria de adquirí-lo a preços acessíveis, aproveite!